Saiba como funciona o factoring para pequenas empresas

factoring para pequenas empresas

O factoring para pequenas empresas é um tipo de fomento que pode mudar a realidade do negócio. Essa estratégia de capitalização possibilita uma boa reserva de recursos e um fluxo de caixa balanceado, aumentando o poder de negociação. A seguir, conheça melhor o assunto!  

O que é factoring para pequenas empresas e como funciona?

Conhecido também como fomento mercantil, o factoring é uma modalidade de adiantamento de crédito para empreendedores. Com isso, pequenas e médias empresas obtêm um valor à vista que pode ser utilizado para diversas finalidades.

Na prática, é concedida uma antecipação de recebíveis, caracterizada pela aquisição de direitos creditórios mediante a cobrança de taxas e juros. Como não se trata de um financiamento, a operação é realizada por agências de fomento em vez de instituições financeiras.  

Vantagens dessa operação financeira para pequenas empresas

O factoring para pequenas empresas pode suprir a demanda não atendida pelos bancos, que limitam o acesso ao crédito e afetam, principalmente, negócios com dificuldades financeiras. Além disso, esse tipo de fomento pode ser uma alternativa mais lucrativa do que os empréstimos bancários, mesmo quando o negócio vai bem.

Isso porque as empresas que oferecem serviços de factoring avaliam questões específicas, como a base de clientes e os projetos. Com essas informações em mãos, decidem até que ponto podem ajudá-las. 

Entre os principais benefícios trazidos por esse sistema de crédito, é possível destacar:

  • menos burocracia na aprovação das operações;
  • obtenção de crédito imediato e com taxas acessíveis;
  • execução de operações com praticidade e raSaiba como funciona o factoring para pequenas empresaspidez;
  • mais liquidez e equilíbrio do fluxo de caixa em pequenas empresas, sem a geração de dívidas;
  • possibilidade de arcar com custos inesperados sem depender de empréstimos com taxas elevadas;
  • obtenção de dinheiro para fazer novos investimentos sem a necessidade de mexer no caixa;
  • recurso disponível para capital de giro e quitação de dívidas;
  • diminuição do risco de inadimplência;
  • realização de parcerias duradouras.

Desvantagens e riscos do factoring para pequenas empresas

Apesar de vantajoso, o factoring para pequenas empresas apresenta riscos, já que o valor adiantado deverá ser devolvido. Dessa forma, é essencial manter um bom planejamento financeiro antes de aderir ao serviço.

Lembrando que, como acontece em outras formas de crédito, a antecipação de recebíveis será acrescida de taxas. Geralmente, o cálculo é realizado com base na quantia total que será fornecida. Por isso, considere também esse valor na hora de fazer a contratação.   

Dicas para ter um factoring de sucesso em uma pequena empresa

Após entender melhor o que é factoring para pequenas empresas, você acredita que essa é a solução que falta para alavancar os seus negócios? Então, chegou o momento de aprender como conseguir o serviço e ter uma operação de sucesso.

Primeiramente, é necessário efetuar um cadastro na empresa escolhida, que realizará uma análise do perfil do negócio. Em seguida, é preciso enviar os títulos que serão antecipados e aguardar a proposta de fomento.

Para aumentar as chances de aquisição dos direitos creditórios, é possível colocar em prática algumas atitudes simples. Elas são baseadas nos principais critérios utilizados pelas agências fomentadoras para decidir se concederão o valor.   

Conheça o mercado em que atua

Atualmente, o factoring é uma modalidade visada pela maioria das empresas emergentes. Logo, a demanda pelo crédito é grande! Para se destacar, é preciso conhecer a fundo o mercado de atuação, assim como os concorrentes. Demonstre os diferenciais do seu negócio e os motivos pelos quais as agências devem investir no seu projeto.

Invista em marketing e networking

A propaganda é a alma do negócio! O bordão publicitário é ideal para descrever o processo de aprovação de créditos antecipados. Afinal, a confiabilidade conta na hora de levantar qualquer tipo de capital.

Desse modo, torne sua empresa conhecida por meio de estratégias de marketing. Outra dica é manter uma boa rede de contatos, incluindo investidores anjos, gestores de empresas parceiras e fornecedores que poderão indicar você em reuniões de negócios.

Elabore um plano de negócios consistente

Além do planejamento financeiro, o business plan é uma ferramenta útil para quem busca o factoring. Nesse sentido, estude detalhadamente o público-alvo, as novas tecnologias e o valor exato para escalar o negócio. Com isso, você facilita a tomada de decisão da empresa, que sentirá segurança ao investir em seu empreendimento.

Preste atenção no atendimento ao cliente e nos processos operacionais

Assim como as empresas parceiras e fornecedoras, o cliente é um porta-voz do seu negócio. Portanto, esforce-se para que ele fale bem do atendimento prestado e da qualidade dos produtos, além dos processos de aquisição e troca. Nada pior que uma péssima reputação no Reclame Aqui ou em outros canais de relacionamento.

Conheça todos os produtos oferecidos pela C&M Software!

Esperamos que você tenha gostado de saber o que é factoring para pequenas empresas e continue acompanhando as dicas aqui do blog. Temos sempre novidades para ajudar você a investir no seu negócio.

Aproveite para conhecer todos os produtos oferecidos pela C&M Software. Acesse o site e confira as melhores soluções para meios de pagamento, criação de produtos de crédito, mensageria, Pix, onboarding digital e muito mais!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e receba mensalmente informações do mercado, produtos, eventos e regulamentações. Junte-se a nós e fique por dentro de tudo!