Pagamento cross-border: saiba o que é e como ele pode ajudar sua empresa a ir mais longe

Mulher segurando um cartão de crédito em uma das mãos. Com a outra mão, digita em um notebook.

A nova economia trouxe oportunidades para empresas de todos os segmentos. O comércio internacional, por exemplo, cresce exponencialmente, abrindo espaço para novas formas de negociação. Assim, o pagamento cross-border chama a atenção de quem deseja expandir o relacionamento com clientes e fornecedores. 

Pensando nisso, hoje vamos ajudar você a entender o que é cross-border, como ele funciona e de que maneira pode impulsionar o seu empreendimento. Siga conosco e confira este artigo exclusivo!

O que é pagamento cross-border?

Conhecido também como transfronteiriço, o pagamento cross-border é um tipo de transação financeira realizada entre países diferentes. Nele, empresas, bancos e pessoas enviam recursos para o exterior utilizando métodos variados, como cartões de crédito e carteiras digitais.

Alguns exemplos de pagamentos internacionais são compras online, importações, exportações e o envio de dinheiro para familiares. No contexto empresarial, eles têm se destacado no e-commerce, principalmente no segmento B2B.

Como funcionam os pagamentos cross-border?

No pagamento cross-border, tanto a conta do remetente quanto a do destinatário estão localizadas em países diferentes. Com isso, os fundos atravessam literalmente a fronteira, ficando sujeitos a alterações cambiais, tarifas bancárias e impostos.

As operações são bem parecidas com as que conhecemos aqui no Brasil e podem ser realizadas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Abaixo, confira o passo a passo mostrando como fazer pagamentos internacionais.

  1. O pagador inicia a transação, escolhendo o método ou a plataforma de negociação de sua preferência;
  2. A instituição financeira identifica as duas partes envolvidas na operação;
  3. Em seguida, a conversão da moeda é feita segundo com a cotação vigente;
  4. Os provedores eletrônicos fazem a transferência do valor;
  5. O banco intermediador (se houver) e o destinatário validam a transação;
  6. Por fim, o valor é liquidado.

Benefícios dos pagamentos cross-border

O pagamento cross-border oferece uma série de benefícios tanto para consumidores quanto empresas. Para as pessoas físicas, isso significa acesso a uma variedade maior de produtos e serviços, com a vantagem de um processo rápido, seguro e sem muita burocracia.

Já para as empresas, as vantagens incluem a expansão da base de clientes, uma experiência de compra mais agradável, novas fontes de receita e redução de custos. Tudo isso é possível graças às novas formas de pagamento internacional, que utilizam tecnologia ponta.

Métodos tradicionais de pagamento cross-border

Atualmente, os pagamentos cross-border podem ser feitos de muitas formas, variando conforme o país. Enquanto no Brasil e nos Estados Unidos a preferência é pelos cartões de crédito e débito, na Europa e Ásia ocorre uma grande adesão às carteiras digitais. A seguir, conheça algumas alternativas populares:

  • transferência bancária: geralmente, é utilizada em transações que envolvem valores altos, como o cross-border B2B;
  • cartão de crédito ou débito: com bandeiras aceitas internacionalmente, incluindo Visa, MasterCard e American Express, essa opção é muito comum no comércio varejista;
  • criptomoedas: essa opção inovadora está sendo gradativamente aceita nas negociações internacionais, tendo como vantagem as taxas reduzidas;
  • carteiras digitais: as e-Wallets, como também são conhecidas, estão cada dia mais usuais no comércio internacional. Entre elas, podemos destacar a Apple Pay, Google Pay e Alipay;
  • transferências via fintechs: algumas fintechs viabilizam as transações para o exterior de forma rápida, com taxas de câmbio menores se comparadas às dos bancos tradicionais;
  • provedores de pagamento (PSPs) e gateways: são empresas que simplificam os pagamentos internacionais, facilitando as negociações entre empresas.

Pix como uma solução para pagamento cross-border

O meio de pagamento mais utilizado no Brasil também pode ser uma solução prática para viabilizar as transações cross-border. Com o lançamento do Pix internacional na agenda do Bacen, empresas de todos os setores já começam a se preparar para a novidade.

A modalidade permitirá que o pagamento instantâneo seja feito para o exterior de maneira ágil e segura. Enquanto aguardamos a nova funcionalidade, é possível aproveitar outros meios práticos de pagamento internacional, como o TIPS.

Semelhante ao Pix, o TARGET Instant Payment Settlement (TIPS) é a solução adotada pelos países europeus para viabilizar transferências em tempo real, 24 horas por dia. Ele pode ser utilizado por qualquer titular de conta bancária na Europa e oferece liquidação em euro.

A C&M Software facilita o pagamento cross-border com o TIPS por meio de soluções modernas, personalizáveis e fáceis de utilizar. Elas são ideais para empresas de todos os portes e segmentos que fazem negócios com o exterior ou planejam internacionalizar sua operação.

Revolucione os negócios de sua empresa com as soluções em pagamentos instantâneos da C&M Software!

Agora que você já sabe o que é e como funciona o pagamento cross-border, que tal torná-lo uma realidade? Conte com a ajuda de uma empresa líder no setor e especialista em soluções de pagamento inovadoras para Pix, Open Finance, SPB, ordem bancária, modernização da cobrança, nova plataforma de cobrança e muito mais!

Entre em contato com o nosso time de especialistas e descubra como a C&M Software pode ajudar você a revolucionar a maneira como sua empresa se relaciona com fornecedores e clientes. Estamos prontos para receber seu contato e elaborar uma estratégia personalizada para o seu negócio!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e receba mensalmente informações do mercado, produtos, eventos e regulamentações. Junte-se a nós e fique por dentro de tudo!