Entenda o que é o arranjo Pix e quais são suas principais regras
agosto 2024 | por CMSWPix internacional: veja como a Europa se inspirou no meio de pagamento brasileiro para criar o TIPS
Com rápida popularização e constantes atualizações, o Pix está rompendo barreiras e inspirando outros países a investirem em seus próprios sistemas de pagamentos instantâneos. Alguns exemplos são o TIPS, que está revolucionando os pagamentos europeus, e o Pix internacional, um projeto revolucionário.
Pensando nisso, preparamos este artigo exclusivo mostrando como outros países estão se baseando nas novidades criadas pelo Brasil para otimizar suas transações financeiras. Continue acompanhando e confira a seguir!
O que é Pix Internacional?
Não há dúvidas de que o Pix se tornou um dos métodos de pagamentos mais queridos e utilizados no país. O sucesso nacional levou o Banco Central a pensar em modalidades de transferência que beneficiem também quem precisa enviar dinheiro para o exterior.
O Pix internacional ainda é um projeto sem data confirmada para o lançamento. No entanto, está na agenda de funcionalidades previstas pelo BACEN e permitirá operações semelhantes às realizadas por aqui, ou seja, de forma rápida, segura e livre de tarifas.
Mesmo assim, o Pix no mundo já se tornou uma realidade. A transação é aceita como forma de pagamento em lojas de vários países, como Argentina, França, Estados Unidos, Portugal, Chile e Uruguai.
Existe Pix na Europa?
Apesar do Pix entre países não estar implementado ainda, existem meios de pagamento parecidos adotados em toda a Europa. Um deles é o TIPS (TARGET Instant Payment Settlement) ou, em tradução literal, liquidação instantânea de pagamentos.
Outro exemplo é o Faster Payments Scheme (FPS), utilizado no Reino Unido, além do MB Way, lançado em Portugal. Cada um tem suas peculiaridades, com características que lembram o pagamento instantâneo brasileiro, incluindo o processamento em tempo real, a segurança e a multiplicidade de canais.
O que é e como funciona o TIPS?
O sistema TIPS não chega a ser um Pix, mas um sistema de pagamento online similar. Lançado pelo Eurosystem (European Central Bank), em novembro de 2018, ele permite transferências em tempo real e 24 horas por dia. Dessa forma, qualquer titular de conta bancária na Europa pode utilizá-lo, todos os dias do ano.
Até o momento, as operações do TIPS são liquidadas apenas em euros. Contudo, a plataforma é baseada no princípio multi-currency, que permite a abertura de contas em outras moedas. Assim como o Pix brasileiro, o serviço é disponibilizado para pessoas físicas e jurídicas por todos os bancos participantes do sistema.
Como fazer Pix Internacional?
Para quem está se perguntando como fazer o Pix internacional, a operação será tão simples quanto no caso nacional. Isso graças à tecnologia, que permitirá ao usuário utilizar uma única plataforma integrada entre todos os países participantes, diminuindo o tempo e o custo do envio de remessas para o exterior.
Como acontece com a versão brasileira, no Pix internacional, os usuários não precisarão dos dados bancários do destinatário da transação. Para concluir a transferência, será suficiente apenas CPF, CNPJ, e-mail, número de celular, chave aleatória ou QR Code.
Segundo as informações disponibilizadas pelo Banco Central, as remessas poderão ser realizadas de duas maneiras. Na primeira, tanto o pagador quanto o recebedor devem ter conta em uma instituição participante do Pix brasileiro.
Na segunda, a operação contará com o intermédio de uma empresa facilitadora, chamada e-FX ou Electronic Foreign Exchange. Nesse caso, essa instituição fará o envio para o destinatário no exterior.
Vantagens do Pix Internacional
Agora que você já sabe como funciona o Pix internacional, já deu para notar que ele oferece diversas vantagens, não é? Afinal, o envio de valores para outros países ainda é lento, burocrático e caro. Essa novidade criada pelo BACEN visa justamente mudar esse cenário.
Redução no tempo das transações
No Pix internacional, você precisará de apenas alguns segundos para concluir as transações. Com isso, além de facilitar as transferências entre pessoas, como familiares que residem no exterior, também otimizará o comércio e os negócios entre empresas.
Diminuição no custo das operações
Atualmente, os custos cambiais das transações internacionais são altos. Com o Pix Internacional, esses encargos tendem a diminuir significativamente, ainda que haja incidência de tarifas. Por isso, a economia é uma das principais vantagens do pagamento instantâneo internacional.
Aumento do número de transferências
Graças às plataformas omnichannel, à facilidade no uso e ao custo reduzido das transações, será possível efetuar diversas transferências em um único dia. Isso contribui para melhorar a rotina operacional das empresas e a gestão do departamento financeiro.
Independência do horário de funcionamento bancário
A flexibilidade de horários presente na versão brasileira também se estenderá para a variação internacional. Logo, o serviço estará disponível todos os dias, em qualquer horário. Dessa forma, não haverá limitações causadas pelo horário de funcionamento dos bancos nem pelas diferenças de fuso horário.
Conheça as soluções em Pix da C&M Software!
Agora que você conhece melhor o Pix internacional, sabia que é possível potencializar seus negócios com a ajuda da C&M Software? Com um know-how adquirido em mais de duas décadas de trajetória, trazemos as melhores soluções para você utilizar o TIPS e outras novidades.
Entre em contato e conheça todos os serviços da C&M em Pix, além de ferramentas modernas que viabilizam negócios no Brasil e no exterior. Nosso time de especialistas está pronto para criar uma estratégia personalizada para a sua empresa!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e receba mensalmente informações do mercado, produtos, eventos e regulamentações. Junte-se a nós e fique por dentro de tudo!