O que é BPM: entenda o gerenciamento de processos de negócio

Homem interagindo, com uma caneta, com figuras de engrenagens representando todo o sistema de gestão de processos de negócios.

Manter os processos de gestão bem definidos é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Para isso, você pode contar com metodologias claras que facilitam o trabalho tanto dos líderes quanto da equipe. Hoje, vamos ajudar nessa tarefa explicando o que é BPM.

Este artigo exclusivo explica como o BPM pode transformar seu negócio, seja do ponto de vista operacional ou estratégico! Continue acompanhando e confira a seguir!

O que é BPM?

Para quem ainda está se familiarizando com o assunto, BPM significa “Business Process Management”, ou Gestão de Processos de Negócio. Do ponto de vista prático, é uma maneira de sistematizar os processos de uma empresa criando metodologias de gestão claras.

Assim, é possível trazer maior flexibilidade, inovação, integração e tecnologia para a instituição. Isso pode ser feito de maneira simples, com o uso de softwares específicos, além de ações fáceis de serem implementadas. 

Qual é o papel do BPM nas empresas?

Agora que você já entendeu o que significa a sigla, ainda pode estar se perguntando qual o papel do gerenciamento de processos de negócio nas empresas. De maneira simplificada, ele contribui para a análise, modelagem, implementação, monitoramento e aprimoramento do fluxo de trabalho. Veja abaixo o que cada uma dessas vantagens oferece: 

  • Análise das necessidades: são fundamentais para elaborar as estratégias e os objetivos do negócio.
  • Modelagem dos processos: é a documentação e o mapeamento de processos BPM atuais, propondo novas estratégias.
  • Implementação: as tarefas são colocadas em prática com o uso da tecnologia. Isso melhora a eficiência e reduz os erros humanos.
  • Monitoramento: após a implantação, é possível acompanhar e avaliar o desempenho dos processos. Com isso, fica mais fácil identificar e apontar as melhorias necessárias;
  • Aprimoramento: implementação das mudanças apontadas, otimizando os processos com base nos dados coletados.

Quais são os benefícios do BPM para as empresas?

Mesmo sabendo o que é BPM, ainda resta a dúvida: quais benefícios ele traz para a empresa? Sem dúvida, o método contribui para o resultado da corporação, já que agiliza o andamento dos processos e ajuda na tomada de decisões estratégicas. Além disso, ele pode trazer vantagens como:

  • maior flexibilidade e agilidade gerencial;
  • automação de processos;
  • melhora na eficiência da operação;
  • redução de custos operacionais;
  • aumento da qualidade de produtos e serviços;
  • aperfeiçoamento dos padrões de governança;
  • mais transparência e visibilidade dos processos empresariais;
  • melhora no atendimento ao cliente;
  • criação de uma cultura organizacional baseada no BPM;
  • progresso contínuo na gestão dos processos;
  • integração de sistemas e dados.

Como o BPM pode facilitar os pagamentos online?

Agora que explicamos o que é BPM e quais vantagens ele oferece, vamos falar de um assunto do interesse de empresas de todos os setores: pagamentos online. Essa metodologia de gestão pode facilitar as transações digitais de várias formas.

Em primeiro lugar, ela automatiza os processos, diminuindo a intervenção manual e, consequentemente, os erros nas operações. Além disso, melhora a segurança das transações, garantindo processos regulamentados e auditorias facilitadas.

Por fim, a arquitetura de processos BPM melhora a experiência dos usuários graças à otimização no fluxo de pagamentos e facilidade na resolução de problemas. Dessa forma, é extremamente útil no processo de fidelização de clientes.

Como implementar o BPM na sua empresa?

Após entender o que é BPM, você decidiu que é a hora de implementar essa técnica de gestão em sua empresa? Para ajudar, trouxemos algumas dicas práticas. Confira a seguir.

Comece por um bom planejamento

Em primeiro lugar, entenda a situação atual do negócio, identifique os problemas e defina quais melhorias pretende alcançar com a gestão de processos. Em seguida, estabeleça metas realistas e claras, como redução de custos ou aumento da satisfação dos clientes.

Envolva toda a equipe

Para que a mudança organizacional aconteça, é importante ter o apoio de funcionários e gestores. Assim, faça reuniões constantes e engaje todos os setores envolvidos nas tarefas. 

Modele os novos processos

Após analisar o quadro atual, desenhe o novo fluxo de processos. Essa medida reduzirá desperdícios e aumentará a produtividade da equipe. Para isso, é possível utilizar ferramentas específicas, como mapas, diagramas e modelos.

Selecione e contrate as ferramentas necessárias

Atualmente, há vários softwares voltados para a gestão de processos. Por isso, a escolha da plataforma BPM deve ser adequada às necessidades da empresa, garantindo mais agilidade e produtividade à companhia. 

Treine a equipe

Com toda a equipe engajada, agora está fácil colocar as mudanças em prática. Mesmo assim, ainda é necessário que os funcionários aprendam a utilizar a nova ferramenta. Por isso, invista em treinamentos constantes.

Faça o monitoramento

Finalmente, é hora de medir o desempenho da estratégia. Nessa etapa, analise indicadores de performance e colete feedback dos usuários, sempre adotando métricas de avaliação claras. Implemente os ciclos de melhoria e mantenha os processos alinhados aos objetivos da empresa.

Automatize os processos de sua empresa com a plataforma BPM Rocket!

Então, gostou de saber o que é BPM e como fazer essa abordagem organizacional virar uma realidade em sua empresa? Conte com ajuda da C&M Software e conheça o Rocket, a plataforma BPM desenvolvida para otimizar o seu negócio. Entre em contato e saiba mais!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e receba mensalmente informações do mercado, produtos, eventos e regulamentações. Junte-se a nós e fique por dentro de tudo!