Conheça o Pix americano e como ele pode influenciar os negócios globais

Mulher segurando uma maquininha de pagamentos nos Estados Unidos, em uma cafeteria, enquanto o cliente realiza o pagamento da conta com o celular.

O Pix americano, cujo nome oficial é FedNow, é um método de pagamento instantâneo criado pelo Federal Reserve (Fed). Assim como acontece no Brasil, ele modernizou o sistema financeiro no país e traz vantagens para empresas e consumidores. A seguir, confira como ele pode impactar o seu negócio!

Comparativo com o Pix no Brasil

Com o recente lançamento do FedNow, os americanos podem transacionar 7 dias por semana, 24h por dia de forma segura e rápida, além disso, é possível efetuar transferências em reais para contas dos Estados Unidos.. Inspirado no Pix brasileiro, o serviço foi elaborado para agilizar as transferências de recursos e pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas.

Apesar do FedNow se assemelhar ao Pix, por se tratarem de pagamentos instantâneos, eles se diferem porque no Pix americano não há obrigatoriedade de adesão das instituições financeiras e o modelo norte-americano tem custos ao emissor (custo definido de acordo com a região).

Impacto no mercado financeiro

Agora que você já sabe como funciona o Pix americano, é interessante analisar como ele pode afetar o mercado financeiro estadunidense. Na verdade, esse novo sistema de pagamentos traz diversas vantagens competitivas, já que as empresas conseguem oferecer opções de pagamento mais rápidas e seguras.

Fim da dependência do horário de funcionamento bancário

Outra vantagem é o fim da dependência do horário de funcionamento bancário, estimulando as compras a qualquer momento.   

Mais agilidade nos pagamentos do dia a dia

Como no Brasil, o Pix facilita o dia a dia de milhões de usuários, que pagam suas contas sem burocracia. No FedNow, a liquidação também ocorre instantaneamente, agilizando o processo de pagamento para clientes e melhorando o fluxo de caixa das empresas.

Custos reduzidos

No FedNow, os pagamentos acontecem sem a participação de intermediários e transações complexas. Com isso, há a redução dos custos das operações, trazendo mais economia para empresas e clientes.

Oportunidades para bancos e fintechs

Seguindo o exemplo da versão brasileira, o FedNow abre portas para que bancos, fintechs e outras empresas desenvolvam novos produtos. Assim como aconteceu no Brasil, onde o Pix parcelado se tornou um sucesso, novas soluções podem surgir constantemente, gerando oportunidades valiosas para negócios inovadores.

O Pix americano também democratizou o mercado de pagamentos, antes monopolizado pelos bancos. Dessa forma, há espaço para as pequenas empresas concorrerem com grandes instituições financeiras, trazendo oportunidades de inovação e crescimento para todos os players do setor.

Impacto global do Pix americano

Atualmente, percebemos como a transformação digital trouxe avanços nos sistemas financeiros de todo o mundo. O lançamento do Pix internacional já está na agenda do Bacen, e outros países, além dos EUA, criaram suas versões do meio de pagamento instantâneo.

Na Europa, por exemplo, o TIPS permite que titulares de contas bancárias em qualquer país do continente façam transferências em tempo real. Toda essa evolução pode impulsionar o aparecimento de novos negócios, rompendo fronteiras de maneira disruptiva.

Nos EUA não é diferente. Com a forte influência do país na economia global, a modernização de seus meios de pagamentos é capaz de transformar a estrutura do sistema financeiro mundial, contribuindo para o desenvolvimento de novas regulamentações e tecnologias voltadas para o comércio global.

Dá para fazer Pix dos Estados Unidos para o Brasil?

Com toda essa revolução tecnológica, muitas pessoas se perguntam se dá para fazer Pix dos Estados Unidos para o Brasil. Até o momento, não! Entretanto, é possível fazer transferências para o país por meio de remessas internacionais disponibilizadas por plataformas financeiras tecnológicas.

Outra forma de transferir recursos entre os países é utilizar os cartões de recargas internacionais e pré-pagos. Contudo, esse cenário poderá mudar nos próximos anos com a implantação do Pix Internacional.

Integração entre o FedNow e o Pix brasileiro

Já ouvimos falar sobre uma possível integração entre o FedNow e o Pix brasileiro. Por enquanto, ela não existe e ambos os sistemas de pagamentos são regidos por autoridades diferentes. Porém, existem maneiras de regulamentar transações financeiras intercontinentais por meio da participação de empresas facilitadoras.

Elas são chamadas e-FX ou Electronic Foreign Exchange e viabilizam as operações instantâneas internacionais. Mesmo sabendo que não existe Pix nos EUA, o envio de remessas do Brasil para o país é uma realidade e cresce a cada dia. Então, é esperado que sejam facilitadas por iniciativas de ambos os governos.  

Conte com a expertise de uma empresa especialista no setor!

Após saber tudo sobre o Pix americano, participe dessa revolução financeira com a ajuda da maior empresa especialista em tecnologia para Pix do Brasil. A CMSW participou ativamente da implementação e do funcionamento do FedNow nos EUA, mostrando sua expertise em pagamentos instantâneos.

Como a primeira PSTI do Brasil a atuar no mercado americano, trazemos a solução de que você precisa para usufruir dos pagamentos internacionais. Entre em contato para conhecer o Corner Cross Border e tudo o que ele pode oferecer ao seu negócio. Temos um time de especialistas pronto para elaborar uma estratégia personalizada!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e receba mensalmente informações do mercado, produtos, eventos e regulamentações. Junte-se a nós e fique por dentro de tudo!