Pix utiliza blockchain? Saiba como realmente funciona a tecnologia por trás do Pix
dezembro 2024 | por Juliana GomesSaiba o que é FedNow e como funciona o Pix americano
Em julho de 2023, foi criado o sistema de pagamentos instantâneos norte-americano. A ferramenta tem a finalidade de viabilizar as transferências online imediatas, modernizando as transações financeiras do país. No artigo de hoje, explicamos o que é FedNow, como ele funciona e quais vantagens oferece. Acompanhe a seguir!
O que é FedNow?
Vamos começar explicando o que é FedNow. Assim como a versão brasileira, esse método de pagamento instantâneo foi criado pelo banco central norte-americano, o Federal Reserve (Fed). Ele permite que empresas e indivíduos enviem e recebam dinheiro em poucos segundos.
O serviço modernizou o sistema de pagamentos no país, tornando-o mais rápido e eficiente. Segundo destacou o presidente do Fed, Jerome Powell, “a medida ajuda a tornar os pagamentos online do dia a dia mais rápidos e convenientes nos próximos anos”.
Como funciona o FedNow?
Já sabemos o que é, mas como funciona o FedNow? Na verdade, a modalidade de pagamentos americana funciona de maneira semelhante ao Pix brasileiro. Dessa forma, bancos e cooperativas de crédito de todos os portes podem se cadastrar e utilizá-la para transferir dinheiro a seus clientes.
O serviço funciona a qualquer hora do dia ou da noite, incluindo feriados e finais de semana. O valor transferido é liquidado diretamente nas contas do Banco Central dos Estados Unidos, sem a participação de intermediários.
Quais benefícios ele oferece?
O Pix americano oferece diversas vantagens tanto para usuários quanto para empresas. Afinal, ele torna as transações financeiras muito mais práticas, oferecendo rapidez no processo e independência quanto ao horário de funcionamento bancário.
A segurança também é um ponto importante, uma vez que as operações contam com confirmação imediata de valores e sistemas de proteção contra fraudes. Além disso, ele otimiza a gestão financeira das empresas, evitando atrasos nos pagamentos de contas.
O FedNow é igual ao Pix usado no Brasil?
Mesmo compreendendo o que é FedNow, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto à maneira como ele funciona. Afinal, ele é igual ao Pix? Apesar das semelhanças, o sistema de pagamentos instantâneo americano não é igual ao brasileiro.
Primeiramente, os bancos não são obrigados a oferecer o FedNow, ao contrário do que acontece com o PIX ofertado pelas instituições financeiras enquadradas no regulamento emitido pelo Banco Central do Brasil (BCB). Outro ponto a destacar é a existência de tarifas. Nos Estados Unidos, elas podem ocorrer e variar conforme a região das instituições financeiras.
Por último, a forma de identificação do usuário também diverge nas duas versões. Enquanto o sistema brasileiro é normatizado pelo BACEN, a ID do serviço norte-americano pode ser definida pelo próprio banco.
Instituições financeiras que já usam o FedNow
Mesmo sem a obrigatoriedade do serviço, são muitas as instituições que já utilizam o FedNow. Entre elas, estão algumas das maiores instituições financeiras dos Estados Unidos, como:
- Avidia Bank;
- Adyen;
- Bridge Community Bank;
- BNY Mellon;
- Bryant Bank;
- Consumers Cooperative Credit Union;
- Community Bank of the Bay;
- Corporate America Credit Union;
- Eastern Corporate Federal Credit Union;
- First Internet Bank of Indiana;
- 1st Source Bank;
- Global Innovations Bank;
- HawaiiUSA Federal Credit Union;
- INB;
- JPMorgan Chase;
- Mediapolis Savings Bank;
- North American Banking Company;
- Pima Federal Credit Union;
- Peoples Bank;
- Star One Credit Union;
- Salem Five Bank;
- United Bankers’ Bank;
- U.S. Bank;
- U.S. Department of the Treasury’s Bureau of the Fiscal Service;
- Veridian Credit Union;
- Wells Fargo Bank, N.A.
Relação da C&M com a implantação do FedNow nos EUA
Agora que você já sabe o que é FedNow, sabia que o sistema de pagamentos foi implantado com a ajuda da C&M Software? A primeira PSTI do Brasil atua no mercado americano desde 2013, sendo autorizada pelos respectivos bancos centrais para transacionar pagamentos instantâneos entre os dois países por meio da solução Corner Cross Border.
A conexão entre os dois países é possível para todas as instituições que desejem navegar pelo mercado estadunidense com mais facilidade, atuando inclusive como BaaS. As operações acontecem sem precisar de uma estrutura fixa ou endereço americano.
Segundo Orli Machado, CEO da C&M Software, os benefícios do Corner Cross Border não se restringem aos correntistas brasileiros que querem desfrutar do varejo americano. Ele também significa “a entrada de instituições financeiras do Brasil que desejem exportar seu know-how com o Pix em território americano”.
Dúvidas comuns sobre o meio de pagamento
O Pix internacional é uma forma simples de fazer transações e pode ser utilizado por brasileiros em situações específicas. Para ajudar você a entender como a operação funciona, escalaremos as principais dúvidas a seguir.
É possível receber Pix dos EUA?
Por enquanto, não é possível receber transferências via Pix dos Estados Unidos. Esse tipo de transferência é exclusivo das instituições financeiras que atuam em território nacional.
Brasileiros podem usar o FedNow?
Se esses brasileiros estiverem nos Estados Unidos, eles podem usar o FedNow. A única exigência é serem clientes de empresas financeiras que aderiram ao sistema de pagamentos podem receber valores pelo FedNow.
Conheça o Corner PSI Pix Automático!
Esperamos que você tenha gostado de saber o que é FedNow e que a novidade ajude a potencializar os negócios da sua empresa no exterior. Aproveite para conhecer o Corner PSI Pix Automático e tenha acesso a todas as funcionalidades do BACEN de forma segura e fácil. Entre em contato e saiba mais!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e receba mensalmente informações do mercado, produtos, eventos e regulamentações. Junte-se a nós e fique por dentro de tudo!