Pix Offline: saiba quais vantagens a nova funcionalidade pode trazer para o seu negócio
outubro 2024 | por Juliana GomesPix Offline: saiba quais vantagens a nova funcionalidade pode trazer para o seu negócio
O Pix revolucionou a forma como fazemos pagamentos no Brasil. Desde que foi lançado, em 2020, permitiu que empresas e pessoas transferissem dinheiro com agilidade e vêm ganhando novas funcionalidades. Uma delas é o Pix Offline, que trará diversos benefícios para negócios de todos os portes.
Apesar de novo, esse tipo de operação via Pix promete impactar o cotidiano de milhões de consumidores, mesmo em áreas com pouca infraestrutura. Continue acompanhando e conheça melhor o pagamento instantâneo offline!
O que é Pix Offline?
Já pensou em poder fazer pagamentos instantâneos sem precisar de conexão com a internet? Essa é a proposta do Banco Central ao planejar essa nova aplicação, que faz parte da agenda de melhorias do Pix.
Ainda sem data para lançamento, o Pix Offline promete facilitar o dia a dia de milhões de consumidores e empresas. Afinal, ele permitirá que as transações sejam feitas em áreas sem acesso à rede ou em momentos de queda de sinal da internet.
A implementação da funcionalidade é mais uma estratégia do BACEN para ampliar a inclusão financeira da população e viabilizar negócios de diversos segmentos. Dessa forma, tanto grandes corporações quanto pequenas empresas e vendedores ambulantes serão beneficiados com o pagamento sem conexão à internet.
Como irá funcionar o Pix Offline?
Até o momento, não foram divulgadas quais tecnologias serão utilizadas nesse novo tipo de Pix. No entanto, acredita-se que devam ser empregados sistemas por aproximação, como NFC, RFID, bluetooth e biometria.
Além da aproximação, o usuário poderá utilizar um cartão Pix ou gerar um QR Code pagador. Com isso, será possível fazer as transações de maneira prática, com mais agilidade e segurança.
Lembrando que, antes de ficar offline, os dispositivos armazenam as informações necessárias para concretizar a operação. Isso permite utilizar criptografias e autenticações de segurança, evitando fraudes.
Para qual público será destinado?
O Pix Offline promete facilitar ainda mais a maneira como os pagamentos são realizados e tem gerado grande expectativa no mercado financeiro. Com isso, surge a dúvida: quem poderá usufruir desse novo recurso?
Na verdade, o projeto do BACEN é oferecer essa e outras novidades do Pix para pessoas físicas, jurídicas e órgãos governamentais. Dessa forma, beneficiará tanto indivíduos quanto empresas, que terão mais flexibilidade ao efetuar e receber pagamentos. A seguir, conheça melhor os principais usuários do sistema.
Quem está com pouca conectividade
Uma parte da população encontra-se em áreas com pouca ou nenhuma conexão com a internet, já que em várias partes do Brasil a conexão ainda deixa a desejar. Assim, essa pode ser uma opção para facilitar as transações nesses locais.
Pequenos comerciantes e vendedores ambulantes
Muitas vezes, esses profissionais estão em lugares onde a internet pode falhar. Com o pagamento offline, eles conseguem fazer suas vendas de forma mais prática e eficiente.
Usuários que preferem métodos alternativos de pagamento
Algumas pessoas podem não ter acesso a smartphones modernos ou planos de dados móveis, preferindo métodos de pagamento alternativos. Nesses casos, as transações offline são uma opção prática e segura.
Situações de emergência ou falhas na rede
Nas situações em que a conexão com a internet está temporariamente interrompida, como falhas técnicas ou alterações climáticas, a funcionalidade é uma ótima alternativa. Assim, consumidores e empresas podem continuar as transações sem ter que esperar pela conclusão dos reparos na rede.
Consumidores que priorizam segurança e privacidade
Muitos usuários preferem evitar as transações online devido a preocupações com segurança ou privacidade. Nesse contexto, a nova funcionalidade do Pix se apresenta como uma alternativa viável.
Vantagens do Pix Offline para as empresas
São muitas as vantagens trazidas pelo Pix Offline, especialmente para empresas, que poderão aumentar a área de abrangência de seus produtos e serviços. Alguns exemplos são a melhor acessibilidade, o aumento na base de clientes e a redução de custos operacionais.
- acessibilidade: o processamento de pagamentos poderá ocorrer em locais com infraestrutura instável, como zonas rurais e rodovias;
- maior alcance: com o pagamento offline, será possível atender a um público mais amplo, aumentando a base de clientes;
- redução de custos: as operações realizadas sem a conexão com a internet eliminam a necessidade de dispositivos e infraestrutura complexa, reduzindo custos;
- eficiência operacional: a novidade também reduzirá filas e o tempo de espera durante os pagamentos, melhorando a experiência do cliente;
- segurança: mesmo sem a conexão contínua com a internet, as operações contarão com os mesmos mecanismos de autenticação utilizados nas operações de Pix regulares;
- flexibilidade: a novidade no Pix poderá ser usada em diversos tipos de negócios e eventos, incluindo exposições, feiras, food trucks, comércios itinerantes, entre outros;
- continuidade dos negócios: as transações offline não serão interrompidas nos momentos de queda de sinal, evitando a perda de vendas ou o fechamento de negócios.
Conheça as soluções em Pix da C&M Software!
O Pix Offline é apenas uma das melhorias que serão incorporadas ao pagamento instantâneo brasileiro. Ainda tem muita novidade por vir! Para não perder nenhuma, acompanhe o conteúdo aqui do blog da C&M Software.
Aproveite para conhecer também as soluções em Pix da C&M, como a Plataforma Yellow, solução que permite a realização de transações via Pix parceladas ou à vista. Entre em contato e converse com o nosso time de especialistas!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e receba mensalmente informações do mercado, produtos, eventos e regulamentações. Junte-se a nós e fique por dentro de tudo!