Confira o que é Pix parcelado e veja como ele pode facilitar os pagamentos do dia a dia

Duas mulheres realizando um pagamento pix parcelado. A primeira segura o celular com a imagem do QR code; a segunda, escaneia o QR code com outro celular.

A rápida popularização do Pix gerou novas funcionalidades, ampliando a forma de uso do sistema de pagamentos instantâneo. Uma delas é o parcelamento, oferecido por alguns bancos e fintechs. No artigo de hoje, desvende essa nova função e saiba o que é Pix parcelado. Confira!   

O que é Pix parcelado?

O Pix parcelado funciona como uma linha de crédito na qual o recurso concedido é utilizado para fazer um pagamento via Pix. Assim, o destinatário da operação receberá o valor integral, enquanto o usuário pagador terá o valor (saldo) financiado pela instituição financeira que realizou o envio do PIX.

A quantia emprestada e o número máximo de parcelas são definidos pela instituição financeira que presta o serviço. A operação segue uma lógica semelhante ao empréstimo pessoal, em que o valor utilizado é enviado para qualquer pessoa ou estabelecimento, e o saldo é financiado junto à instituição financeira. 

Quais são os tipos de Pix parcelado?

Atualmente, existem duas formas de comprar no Pix parcelado: por meio de fintechs ou por bancos. Os valores podem utilizar o limite do cartão ou uma linha de crédito especial, disponibilizada pela instituição prestadora do serviço.  

  • Pix parcelado por fintechs: nesse caso, o parcelamento é realizado por meio de uma instituição financeira intermediária, como as carteiras digitais. Em geral, utiliza cartões de crédito;
  • Pix parcelado pelo banco: aqui, o parcelamento no Pix é realizado diretamente no banco, que costuma disponibilizar linhas de crédito especiais.

Quais vantagens o Pix parcelado oferece?

Já sabe o que é Pix parcelado, mas ainda não descobriu se ele vale a pena? Na realidade, essa forma de pagamento traz diversos benefícios tanto para o pagador quanto para o recebedor.

Em primeiro lugar, o pagamento parcelado no Pix é uma boa alternativa aos empréstimos tradicionais, já que conta com juros mais atrativos. Além disso, as transações ocorrem instantaneamente, sem a necessidade de esperar horas ou dias pela liberação do recurso.

Para quem recebe, o Pix parcelado pode significar o aumento das possibilidades de vendas. Com ele, prestadores de serviços que não possuem máquinas de cartão conseguem oferecer pagamentos parcelados, livrando-se das altas taxas cobradas pelas operadoras.

Principais vantagens em comparação a outros métodos de pagamentos

O Pix parcelado pode ser vantajoso em comparação a outros métodos de pagamento online, ao contrário do cheque especial, em que os juros são altos e não há parcelamento na utilização. Também não há cobranças por emissão, como acontece com os boletos bancários.

Mesmo em relação ao Pix tradicional, a opção traz benefícios, uma vez que não é necessário ter o dinheiro disponível em conta na hora de realizar o pagamento. Assim, é possível fazer compras e transferências em qualquer período do mês e pagar as parcelas em datas convenientes para você ou sua empresa.

Desvantagens desse método de pagamento

Você já entendeu o que é Pix parcelado e viu como ele é conveniente, certo? Contudo, é importante salientar que as transações parceladas não são totalmente gratuitas, como acontece nas operações tradicionais. Além disso, a maioria das instituições utiliza limite do cartão de crédito para ofertar esse produto.

Dessa forma, a liberação do empréstimo depende da cobrança de certas taxas, podendo existir multas por atraso no pagamento das parcelas. Mesmo assim, os valores são relativamente baixos quando comparados a outras modalidades de crédito.

Como fazer Pix parcelado?

Você acredita que essa é a modalidade de pagamento ideal para o seu negócio e quer aprender como fazer Pix parcelado? Estamos aqui para ajudar! Os procedimentos variam conforme a empresa fornecedora do serviço, mas costumam ser bem simples.

Em primeiro lugar, é preciso definir em qual tipo de instituição você deseja efetuar a transação. Caso opte pelos bancos, será preciso ter uma conta aberta e uma chave Pix ativa. Já nas fintechs, pode ser necessário ter um cartão de crédito válido ou uma linha de crédito aprovada.

Feito isso, basta seguir o passo a passo indicado na plataforma ou aplicativo e confirmar a operação. Em poucos segundos, o valor será debitado na conta do destinatário, e você receberá as informações referentes às datas de pagamento das parcelas e taxas cobradas.

Dicas para usar o Pix parcelado

Agora que você já sabe o que é Pix parcelado e conhece seus benefícios, é interessante conferir algumas dicas para organizar as finanças. A primeira delas é manter uma reserva de emergência para pagar as parcelas caso haja imprevistos durante o mês.

Vale ressaltar que parcelamentos longos exigem um bom controle financeiro. Portanto, atente-se às datas de vencimento das parcelas e verifique se terá saldo suficiente no dia.

Lembrando que as contratações feitas no cartão de crédito serão debitadas diretamente na fatura. Por isso, veja se o limite disponível é suficiente para efetuar a compra. Nesse caso, as cobranças ocorrerão na data de vencimento regular do cartão.

Já conhece a plataforma para Pix parcelado da C&M Software?

Após entender o que é Pix parcelado, chegou a hora de começar a utilizar o serviço. Conte com a ajuda da C&M Software, que traz a Plataforma Yellow, uma solução que possibilita transações por Pix à vista ou parceladas. Entre em contato e converse com um de nossos especialistas!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e receba mensalmente informações do mercado, produtos, eventos e regulamentações. Junte-se a nós e fique por dentro de tudo!