Transferências inteligentes: mais automação, segurança e eficiência para seu dinheiro
abril 2025 | por Juliana GomesSaiba o que é Pix Automático e quais vantagens ele oferece para a sua empresa

O Pix revolucionou a maneira como realizamos operações financeiras, trazendo mais agilidade no dia a dia. Agora, o serviço oferece uma nova funcionalidade, otimizando o pagamento de contas recorrentes por meio de operações automáticas. Continue a leitura para saber o que é Pix Automático e quais são suas vantagens!
O que é Pix?
Vamos começar entendendo o que é Pix. Ele é a forma de pagamento instantâneo que o Banco Central criou para permitir a transferência de recursos entre contas em apenas alguns segundos. A operação pode ser realizada a qualquer dia ou hora, de maneira prática, rápida e segura.
Além de agilizar pagamentos e transferências, o Pix tem o potencial de alavancar eficiência e competitividade do mercado. Isso porque reduz custos, aumenta a confiabilidade das empresas e aprimora a experiência dos clientes.
O que é Pix Automático?
Antes de explicar o que é Pix Automático, é importante ressaltar que o serviço ainda é disponibilizado por poucas empresas. Contudo, será implementado como modelo de pagamento padrão a partir de 28 de outubro de 2024, data prevista para o lançamento oficial.
O Pix Automático possibilitará o pagamento automatizado de contas recorrentes, como energia, telefone, escola, academia, condomínio e assinaturas. Esse serviço será gratuito para o pagador e poderá ser tarifado no recebimento pelas empresas.
Quais são as regras para o funcionamento do Pix Automático?
Apesar do serviço não estar totalmente ativo, o Banco Central já publicou as regras do Pix Automático. Dessa forma, você já conhece os procedimentos operacionais e limites de valores para começar a se planejar.
A oferta da operação aos usuários pagantes será obrigatória para os participantes do Pix, que deverão ser aprovados nos testes homologatórios até a data do lançamento. Caso isso não aconteça, as empresas estarão sujeitas a multa por dia de atraso. Então, é importante se atentar ao cronograma fornecido pela instituição.
As regras gerais de funcionamento do Pix Automático estão disponíveis no site do BACEN pela Resolução BCB 360 e outras instruções normativas. Elas incluem:
- especificação das jornadas para a autorização prévia;
- normas para o cancelamento;
- autorização, rejeição e liquidação da transação;
- funcionalidades a serem disponibilizadas ao usuário pagador e ao usuário recebedor;
- devolução e responsabilização em caso de erro;
- limite diário para as transações relacionadas ao produto.
Quais vantagens esse modelo de Pix oferece?
Esse modelo de Pix inovador apresenta vantagens para empresas e clientes. Do ponto de vista do contratante, ele será uma forma de pagamento transparente, oferecendo comodidade e reduzindo problemas como o esquecimento de boletos.
Para as empresas, ele viabiliza a ampliação da base de clientes e aumenta a competitividade. Segundo o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro, Angelo Duarte, “ele tem o potencial de reduzir a inadimplência e otimizar o processo de cobrança”.
Outra vantagem é a redução dos custos, pois, além de usar a infraestrutura já existente, é possível atuar sem convênios bilaterais. “Com isso, a empresa pode ter conta em um único participante do Pix e receber de seus clientes, independentemente do banco escolhido”, destaca Duarte.
Pix Automático e agendado: entenda a diferença?
Após entender o que é Pix Automático, é interessante esclarecer a diferença entre essa modalidade de pagamento e o Pix Agendado. Apesar de terem propósitos semelhantes, são utilizados de formas diferentes.
Conforme divulgado pelo BACEN, o Pix Automático será oferecido somente de pessoas jurídicas para pessoas físicas. Já a modalidade agendada pode ser realizada por qualquer usuário. Também vale ressaltar a possível incidência de tarifas para as empresas por parte das instituições financeiras.
Como oferecer o Pix Automático?
Além de ajudar a entender o que é Pix Automático, vamos explicar como utilizá-lo. Para os usuários, basta ter uma conta-corrente ou poupança em um banco ou instituição financeira que adote o serviço como meio de pagamento, além de uma chave válida.
Para as empresas, é preciso ter uma plataforma de pagamentos cadastrada, que será responsável pelas cobranças. O cliente pode manifestar o desejo de pagar usando o Pix Automático no momento da contratação do serviço. Nesse caso, deverá fornecer algumas informações, como dados bancários e CPF.
Geralmente, o sistema de pagamento é conectado via API, de maneira prática e rápida. Para que o pagamento seja efetivado, o contratante será avisado pelo app do banco escolhido, por meio de notificações feitas pela instituição.
A cobrança também poderá ser disponibilizada por meio de QR Code e código copia e cola, sem a necessidade de informações cadastrais. Em ambos os casos, os clientes devem confirmar a adesão do serviço e, consequentemente, do pagamento automático. Assim, os pagamentos ocorrerão na data e periodicidade definidas.
Conheça o PSTI Corner Pix Automático da C&M Software!
Agora que você já sabe o que é Pix Automático, aproveite para conhecer o PSTI Corner Pix Automático da C&M Software. Essa solução inovadora permite acessar o ecossistema do BACEN e as infraestruturas do mercado financeiro de forma fácil e segura. Acesse para conhecer!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e receba mensalmente informações do mercado, produtos, eventos e regulamentações. Junte-se a nós e fique por dentro de tudo!