Conta laranja: o perigo oculto que pode sabotar a sua empresa

Mão de uma pessoa segurando uma mini placa laranja com um ponto de exclamação, representando um aviso de atenção.

Sem dúvida, a tecnologia transformou a forma como lidamos com o dinheiro, trazendo mais agilidade e conveniência às operações do dia a dia. Contudo, ela também facilitou o surgimento de golpes, como a conta laranja, que pode prejudicar a saúde financeira das empresas.

Ao identificar e prevenir essas práticas criminosas, as instituições que realizam pagamentos online protegem não apenas seus lucros, mas a integridade e confiabilidade do negócio. A seguir, detalhamos como essas contas são utilizadas e o que você pode fazer para se precaver!

O que são as contas laranja e como elas funcionam?

A conta laranja é um tipo de fraude em que os dados bancários de uma pessoa real são usados para fazer movimentações financeiras. Geralmente, essas transações fazem parte de ações ilegais, como sonegação de impostos, lavagem de dinheiro e financiamento de atividades criminosas.

Para isso, o “laranja” vende sua conta para outra pessoa, que a utiliza com o objetivo de esconder a origem do dinheiro. Em alguns casos, os fraudadores se apropriam de dados roubados ou ainda invadem a conta de indivíduos inocentes.

Os criminosos também aproveitam as contas fantasmas para solicitar cartões de crédito, pedir empréstimos, fazer compras e, principalmente, realizar transferências via Pix. Esse tipo de operação é ilegal e está sujeito a pena de mais de 20 anos de prisão.

Riscos das contas laranja para as empresas

Nos últimos anos, houve um aumento considerável nas práticas criminosas envolvendo o uso de conta laranja. Segundo a Polícia Federal, em torno de R$ 18,2 milhões foram movimentados em fraudes bancárias entre os anos de 2022 e 2023. Esse dado serve como alerta para as empresas, que podem ter grandes prejuízos.

Esses tipos de fraudes bancárias também representam outros riscos para o negócio. Isso porque causam danos à imagem da companhia, além da perda de confiança dos clientes.

Eles também trazem um aumento considerável dos custos operacionais por conta das medidas corretivas necessárias em casos de fraudes. Por fim, a instituição pode ter suas atividades interrompidas por conta de investigações e processos legais.

Como o Pix é usado nessa fraude?

O Pix é um dos métodos de pagamento mais utilizados no Brasil devido à sua conveniência e rapidez. Contudo, essas mesmas características atraem golpistas, que se aproveitam da agilidade oferecida para transferir recursos para várias contas laranjas.

Nesse contexto, as contas Pix laranjas movimentam o dinheiro rapidamente, dificultando seu rastreamento e restituição. Os pagamentos instantâneos também têm baixos custos e facilitam a fragmentação das transações.

Com isso, permitem dividir grandes somas de dinheiro em operações menores, evitando chamar a atenção de autoridades financeiras. Por isso, esse é o meio de pagamento preferido pelos golpistas. 

Como as empresas podem se proteger das contas laranja?

Já viu que esse tipo de golpe pode ser uma dor de cabeça para qualquer empresa, não é? Então, como evitar as fraudes no Pix envolvendo contas laranja? Na verdade, você pode proteger o negócio e seus clientes com algumas medidas de segurança simples, como:

  • monitoramento constante: utilize sistemas específicos para identificar atividades suspeitas. Estabeleça alertas automáticos para detectar padrões de transações incomuns, como sinais de lavagem de dinheiro;
  • políticas internas claras: tenha regulamentos claros detalhando a forma como a empresa deve lidar com fraudes. Os funcionários também devem ser regularmente treinados; 
  • verifique a identidade de novos clientes: estabeleça procedimentos rigorosos para a verificação de identidade e validação de dados pessoais de clientes novos;
  • utilize autenticação multifatorial: ela adiciona uma camada extra de segurança no acesso a contas e sistemas sensíveis. Hoje em dia, contar apenas com uma senha pode ser um risco; 
  • faça auditorias regulares: as auditorias de contas asseguram o cumprimento das políticas de segurança; 
  • conte com a ajuda de profissionais especializados: os especialistas em segurança financeira podem ajudar os gestores a tomar medidas adequadas para proteger a empresa;
  • contrate ferramentas antifraudes: elas utilizam tecnologia avançada e inteligência artificial. Também contam com bancos de dados atualizado, análise preditiva e outras vantagens.  

Usando a tecnologia antifraude como solução

Por falar em tecnologia antifraude, sabia que a C&M Software tem uma solução ágil e moderna para ajudar você e sua empresa a se prevenir contra golpes? A ferramenta de BPM Rocket permite fazer a análise de dados em tempo real e se conectar a mais de 400 fontes públicas e privadas. Com ele, você pode:

  • se proteger contra golpes com conta laranja usando inteligência artificial;
  • identificar e eliminar riscos rapidamente;
  • atualizar sua base de dados e evitar perdas financeiras;
  • autenticar cadastros de maneira segura;
  • validar a identidade de clientes em segundos;
  • analisar e classificar seus clientes;
  • enviar sua base de clientes e visualizar scores de risco para cada um;
  • utilizar modelos preditivos customizados e monitorados;
  • automatizar suas estratégias de defesa e ataque;
  • ter uma solução completa e segura para a gestão de crédito e cobranças;
  • preservar sua marca e seus clientes;
  • defender seu patrimônio e seus usuários.

Saiba como a C&M Software pode ajudar sua empresa com os pagamentos online!

Agora que você já sabe o que é a conta laranja e como se precaver contra esse tipo de fraude, revolucione sua maneira de lidar com os pagamentos online. Entre em contato e conheça soluções personalizadas que vão elevar sua eficiência e segurança financeira!

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e receba mensalmente informações do mercado, produtos, eventos e regulamentações. Junte-se a nós e fique por dentro de tudo!