Entenda o que é o arranjo Pix e quais são suas principais regras
agosto 2024 | por CMSWEntenda o que é o arranjo Pix e quais são suas principais regras
O Pix trouxe diversas facilidades para pagamentos em diferentes contextos, revolucionando a maneira como fazemos negócios. Mesmo assim, algumas empresas não sabem ao certo o que é preciso para aderir ao serviço. Por isso, hoje você vai aprender o que é o arranjo Pix e como ele funciona. Confira a seguir!
O que é um arranjo de pagamento?
O primeiro passo é entender o que são arranjos de pagamentos. Trata-se de conjuntos de regras e procedimentos que determinam como os serviços de pagamentos devem ser oferecidos ao público.
Isso significa dizer que diversas modalidades de pagamentos são normatizadas pelo Banco Central e estão sujeitas à supervisão do órgão. Entre elas, é possível destacar as transações com cartões de crédito e débito, os boletos bancários, o Pix e as transferências via TED e DOC, tanto em moeda nacional quanto estrangeira.
Os arranjos podem ser abertos ou fechados, diferenciando-se pelo local onde são utilizados. No caso do tipo aberto, os pagamentos podem ser feitos em qualquer estabelecimento. Já os arranjos fechados são compostos por soluções utilizadas em locais específicos, como lojas, supermercados e grandes magazines.
Criada em 2013, a regulamentação visa facilitar as transações financeiras eletrônicas, além de aumentar a segurança e eficiência das operações. Um exemplo disso é o arranjo Pix, que traz um conjunto de regras claras para as empresas que desejam oferecê-lo aos clientes.
O que é o arranjo de pagamento Pix?
O pagamento instantâneo brasileiro, como também é conhecido o Pix, é regulamentado pela Resolução BCB n.º 1 de 12/8/2020. Dessa forma, é necessário cumprir os pontos estabelecidos pelo Banco Central para aderir ao sistema.
Segundo o site do órgão, a participação é obrigatória para as instituições financeiras e de pagamento autorizadas pelo BACEN com mais de 500 mil contas ativas. No entanto, outras empresas também podem aderir ao serviço voluntariamente. Abaixo, confira as principais regras do Pix.
Cadastro
Conforme descrito no arranjo Pix, é preciso enviar um pedido de adesão com informações cadastrais indicando a participação no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). Essa etapa deve ser cumprida por todas as empresas, mesmo sem a obrigatoriedade de adesão.
Além disso, as instituições devem preencher alguns requisitos mínimos de regulamentação para participar do arranjo de pagamento aberto. Alguns exemplos são a existência de uma política de segurança cibernética estruturada, o gerenciamento de riscos, a prevenção à lavagem de dinheiro, entre outros.
Homologação
Na fase de homologação, são previstos testes formais no SPI, nos quais serão simuladas transações e verificado seu desempenho. O Banco Central também poderá realizar auditorias e solicitar relatórios para observar a adequação às regras.
As instituições que atenderem às exigências receberão a certificação, tornando-se aptas a oferecer o serviço. Caso contrário, se a empresa não se enquadrar nos critérios determinados pelo BACEN, não poderá fazer parte do arranjo Pix, mas será considerada integrante do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
Qual é o impacto do Pix no mercado brasileiro?
Mesmo entendendo o que é o arranjo de pagamento do Pix, pode surgir a dúvida: vale a pena participar do sistema? Antes de responder a essa pergunta, que tal analisar os impactos da modalidade no mercado nacional?
Desde que foi lançado em 2020, o Pix se tornou um dos métodos de pagamento preferidos pelos brasileiros. Conforme estudo publicado pela empresa de inteligência de dados Confi.Neotrust, foi o segundo método mais utilizado no e-commerce em 2023.
Esse crescimento acentuado trouxe resultados positivos à economia do país, criando novas oportunidades para empresas de diversos segmentos. Isso se deu graças às vantagens competitivas proporcionadas pelo Pix, como a democratização dos serviços bancários, a rapidez das transações e a redução de custos.
Democratização do serviço
Sabemos que uma parte da população brasileira é desbancarizada. Assim, o Pix é uma solução segura e eficaz para pessoas com acesso limitado aos serviços financeiros tradicionais, incluindo conta-corrente e cartões de crédito.
Agilidade nas operações
A agilidade na hora de efetuar as operações é outro diferencial do Pix. Muitos consumidores se sentem estimulados a fazer compras, principalmente online, devido à rapidez e facilidade das operações. Com isso, além do aumento nas vendas, surgem novos modelos de negócios para otimizar esse tipo de transação.
Custos baixos
A redução dos custos é mais uma vantagem e um dos principais diferenciais do Pix. Seja para empresas ou consumidores, o pagamento instantâneo diminuiu consideravelmente o valor gasto com as transações financeiras, fomentando o consumo em todas as camadas da sociedade.
Novos desafios e oportunidades oferecidos pelo Pix
Por ser relativamente novo, o pagamento instantâneo ainda enfrenta desafios, mesmo com a implantação da legislação do Pix. Contudo, o Banco Central prevê uma agenda de melhorias constantes, adaptando-se à tecnologia e aos novos rumos tomados pela economia mundial.
Nesse sentido, novidades como o Pix Internacional, Pix Automático e Pix Offline trazem novas oportunidades de negócios em todos os setores da economia. Assim, é importante atentar-se aos lançamentos e contar com a ajuda de ferramentas modernas para aproveitar todas as vantagens desse sistema de pagamento.
Faça parte dessa revolução financeira com as soluções da C&M Software!
Esperamos que você tenha gostado de conhecer o arranjo Pix e saber como fazer parte dessa verdadeira revolução financeira. Lembrando que a C&M Software traz ferramentas práticas e modernas para empresas que desejam participar do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), além de outras funcionalidades.
Entre em contato e conheça soluções para SPB, Pix, Open Finance, Nova Plataforma de Cobrança, Ordem Bancária, Modernização da Cobrança e muito mais! Nosso time de especialistas está pronto para elaborar uma estratégia personalizada para o seu negócio!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e receba mensalmente informações do mercado, produtos, eventos e regulamentações. Junte-se a nós e fique por dentro de tudo!