Pix utiliza blockchain? Saiba como realmente funciona a tecnologia por trás do Pix
dezembro 2024 | por Juliana GomesOpen Finance vale a pena? Descubra a seguir
Com a evolução do sistema financeiro, novas tecnologias surgem continuamente. Entre elas, destaca-se o Open Finance, uma solução valiosa para empresas que buscam facilitar os pagamentos online. Embora seja amplamente conhecido, ainda gera dúvidas em muitas pessoas que questionam se o Open Finance vale a pena.
Pensando nisso, preparamos este artigo para desmistificar o assunto e mostrar como o sistema financeiro aberto pode revolucionar a forma como os pagamentos online são feitos. Continue acompanhando!
O que é Open Finance?
Criado pelo BACEN em 2021, o Open Finance é uma evolução do conceito de Open Banking. A ideia é dar mais liberdade aos usuários, permitindo que eles compartilhem seus dados financeiros entre instituições de maneira segura. Com isso, empresas de diversos segmentos podem oferecer soluções personalizadas.
Assim, a troca de informações pode acontecer entre bancos, corretoras, casas de câmbio, seguradoras, empresas de crédito e outras companhias. Com o sistema aberto, é possível fornecer produtos mais inovadores e competitivos, além de promover uma maior inclusão financeira da população.
Como ele funciona?
Para responder se o Open Finance vale a pena, vamos primeiro entender como ele funciona. Essa solução revolucionária permite que as instituições compartilhem informações apenas com o consentimento dos clientes.
Isso é feito por meio de APIs (Application Programming Interfaces), que garantem uma troca segura e padronizada de dados. E o melhor: os clientes têm total controle sobre suas informações e podem cancelar o serviço a qualquer momento.
Vantagens do Open Finance para empresas
Mesmo sabendo o que é Open Finance, ainda resta a dúvida: quais vantagens ele traz para o seu negócio? Para responder a essa questão, preparamos uma lista com os principais benefícios oferecidos pelo sistema.
Maior personalização de produtos e serviços
Como falamos anteriormente, uma das principais vantagens do Open Finance é a personalização de produtos e serviços. Com informações precisas e uma visão abrangente do comportamento do consumidor, é possível criar soluções assertivas considerando as necessidades específicas de cada cliente.
Melhora na experiência do cliente
No Open Finance, o compartilhamento de informações acontece online, centralizado em um único local. Dessa forma, cria uma experiência mais fluida e integrada, com rápida validação de dados e aumento na satisfação dos clientes.
Maior transparência
Outro ponto importante para entender se o Open Finance vale a pena é o compartilhamento transparente de dados. Com ele, os clientes têm total controle e visibilidade sobre as informações, aumentando a confiabilidade da empresa e a segurança dos usuários.
Estímulo à competitividade
O estímulo à competitividade é mais um fator determinante na hora de avaliar se o Open Finance é bom. Por abranger negócios de diversos setores e portes, o sistema ajuda a criar uma ampla gama de serviços financeiros, com taxas e condições mais atraentes.
Pix e Open Finance: qual a relação entre eles?
Agora você já sabe que o Open Finance vale a pena. Então, está na hora de descobrir como ele trabalha em parceria com outra iniciativa criada para modernizar o sistema financeiro nacional: o Pix.
Enquanto o Pix facilita as transações, o Open Finance transforma a forma de utilização dos dados. Juntos, eles compõem um sistema financeiro mais ágil, transparente e inovador.
Além disso, o Open Finance pode usar a infraestrutura do Pix para facilitar as transações instantâneas entre diferentes instituições e melhorar a experiência do usuário. Lembrando que os dados obtidos com o sistema aberto podem ser usados para oferecer serviços realizados via Pix.
O Open Finance é seguro?
Até aqui, você já analisou as vantagens e desvantagens do Open Finance e decidiu que essa é a solução que falta para potencializar o seu negócio, certo? Contudo, ainda pode estar se perguntando como funciona a segurança do sistema.
Afinal, o Open Finance é seguro? A resposta é: sim! Primeiramente, o sistema financeiro aberto segue regras rígidas de privacidade e apenas instituições credenciadas pelo Banco Central podem compartilhar as informações.
Ele também utiliza tecnologia criptografada, o que reduz os riscos de fraudes e aumenta a segurança das operações. Lembrando que as informações dos clientes não serão divulgadas para pessoas físicas, mas apenas para as empresas que adotam o sistema.
Vale ressaltar que a comunicação entre as instituições ocorre por meio de plataformas modernas, que contam com várias camadas de proteção. Por fim, as transações são monitoradas e auditadas regularmente, identificando tentativas de golpes e acessos não autorizados.
Saiba como a C&M Software pode ajudar você a aproveitar os benefícios do Open Finance!
Com tantas vantagens, fica fácil identificar se o Open Finance vale a pena, não é mesmo? Então, é só o incorporar ao dia a dia do seu negócio e transformar a maneira como a instituição interage com os clientes, oferecendo soluções cada vez mais inovadoras.
Junte-se a essa revolução financeira com a ajuda de ferramentas pensadas para potencializar o sistema da sua empresa. Entre em contato e descubra como aproveitar os benefícios do Open Finance e facilitar pagamentos com a ajuda da C&M Software. Temos uma equipe de especialistas esperando por você!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e receba mensalmente informações do mercado, produtos, eventos e regulamentações. Junte-se a nós e fique por dentro de tudo!