Saiba o que é análise de crédito e veja dicas para implementá-la

Homem segurando um cartão de crédito. Ele está em pé, curvado sobre um notebook aberto e com um tablet na outra mão. Na mesa, há uma prancheta com um gráfico.

Algumas atitudes são fundamentais para a saúde financeira de qualquer negócio. A análise de crédito é uma delas! Esse processo simples pode transformar a estratégia financeira da sua empresa, uma vez que minimiza os riscos e potencializa os lucros.

Ela permite tomar decisões assertivas, garantindo um crescimento sustentável. Pensando nisso, preparamos um guia prático, elaborado especialmente para você entender como funciona a análise de risco de crédito e como colocá-la em prática na sua empresa. Confira a seguir!

O que é a análise de crédito?

Para começar, vamos entender o que é a análise de crédito. O termo se refere a um conjunto de procedimentos utilizados para avaliar a capacidade de uma pessoa ou empresa honrar seus compromissos.

São medidas que podem ser adotadas por instituições de vários segmentos, principalmente o financeiro. Com isso, é possível avaliar se o cliente é um bom candidato para receber empréstimos, financiamentos, cartões e outros serviços.

Dessa forma, a empresa minimiza o risco de crédito e tem maior estabilidade financeira. Contudo, também traz vantagens para os consumidores, que podem obter maior acesso ao crédito e melhores condições de pagamento.    

Como é realizado o processo de análise?

Se você acredita ser interessante implantar esse serviço em sua empresa, uma boa dica é começar entendendo como é feita a análise de crédito. Geralmente, são utilizados os seguintes critérios de avaliação:

  • características do cliente: comece analisando as informações pessoais e profissionais do cliente, como endereço, emprego, escolaridade, estado civil e números de documentos;
  • histórico de crédito: avalie também se os pagamentos do solicitante estão em dia, assim como possíveis falências e outras informações;
  • capacidade de pagamento: essa etapa inclui análise da renda, do score de crédito e da reputação do comprador;
  • condições do empréstimo: são a finalidade do empréstimo, as taxas de juros, a quantidade de parcelas e o prazo de pagamento;
  • restrições e pendências: para avaliar a capacidade de pagamento, também são pesquisadas pendências em outras empresas e consultas em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Importância da análise de crédito para as empresas

A análise de crédito é importante sob vários aspectos. Ela ajuda a prevenir fraudes e calotes de uma maneira eficaz, proporcionando uma visão abrangente do risco de crédito. Com maior previsibilidade, é possível manter a saúde financeira da instituição.

Além de adotar ações para reduzir a inadimplência, ela ajuda a aumentar a credibilidade da empresa. Isso porque, ao se concentrar nos bons pagadores, a companhia reduz os juros, oferece prazos maiores e melhora as condições de crédito, estreitando o relacionamento com o cliente. 

Como a IA pode ajudar no processo?

O uso da IA (inteligência artificial) torna a análise de crédito mais assertiva, já que aumenta a precisão das avaliações de risco e traz respostas personalizadas para dúvidas de clientes. Graças à tecnologia de última geração, ela ainda pode ser utilizada para:

  • avaliar o score de crédito, já que fornece cálculos precisos. Eles refletem melhor o risco associado ao tomador de crédito;
  • prevenir a inadimplência utilizando algoritmos de machine learning. Também calcula o risco de inadimplência por meio da análise precisa de dados históricos;
  • automatizar processos de verificação. Assim, é feita uma análise de conformidade com critérios básicos antes da análise humana;
  • reduzir fraudes detectando padrões de comportamento incomuns e tentativas de golpes. Isso ajuda a proteger as empresas contra perdas financeiras;
  • fazer o monitoramento contínuo do comportamento dos clientes e atualizar perfis em tempo real. Assim, consegue alertar a instituição em caso de risco.

Dicas para adotar a análise de crédito como prática empresarial

Com tantas vantagens, vale a pena transformar o procedimento em uma realidade na sua empresa, não é? Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para implementar as análises de crédito com sucesso.

  1. tenha políticas de crédito claras: inclua limites, prazos e escala de classificação de risco;
  2. colete informações dos clientes: tenha dados financeiros e comerciais, assim como o histórico de crédito;
  3. faça análises quantitativas e qualitativas das informações: avalie tanto os indicadores quanto a reputação dos clientes;
  4. monitore os clientes continuamente: faça revisões periódicas e estabeleça um sistema de alerta para detectar alterações de perfil;
  5. faça a gestão de risco: diversifique a carteira de clientes e utilize garantias;
  6. eduque a equipe: invista em treinamentos e atualizações constantes;
  7. utilize ferramentas específicas para analisar o crédito: implemente softwares elaborados para agilizar e automatizar o processo;
  8. invista em tecnologia e inovação: adote tecnologias como big data e machine learning;
  9. tenha uma comunicação clara e transparente com os clientes: explique de maneira objetiva quais são os critérios utilizados no processo de concessão de crédito.

Conheça o Rocket, a solução da C&M Software para reduzir os riscos de crédito!

Tudo pronto para colocar a análise de crédito em prática? Então, aproveite para conhecer o Rocket, a solução inteligente da C&M Software que ajuda a mitigar os riscos de crédito. Para saber mais, entre em contato e converse com o nosso time de especialistas! 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e receba mensalmente informações do mercado, produtos, eventos e regulamentações. Junte-se a nós e fique por dentro de tudo!